segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como montar portão de madeira passo a passo

MODELO



                                                                 FERRAMENTAS:

Chaves de fenda
Broca
Esquadro


Trena
Formão

Martelo
Furadeira
Serra Tico Tico









1ª Parte: medição da área onde o portão será colocado o nosso exemplo  as medidas são 3,00m de largura por 2,30 de altura. 
Ex: 3,00m X 2,30m.
Local da medição
2ª Parte: planejamento, escolha do modelo e tipo de madeira. No nosso caso o portão será do do modelo acima.
Obs: O tipo de madeira e o seu tratamento é muito importante por ela ser sensível aos fatores naturais.A luz do sol é um elemento forte que descolore a madeira com seus raios ultravioletas.
As bactérias também se cultivam na madeira formando fungos. Muitos insetos usam as árvores como alimento, habitação etc. transformando a madeira em verdadeiros labirintos ocultos.
A umidade é também causadora do apodrecimento da madeira, e deve ser controlada.
Por isso devemos escolher uma madeira de alta resistência: maçaranduba, brauna, ipê... a média resistência: imbuia, cerejeira, peroba.... a vida útil do portão dependerá da qualidade da madeira usada. Para o tratamento podermos usar bom verniz.

3ª Parte: Aquisição do material no nosso caso a madeira usada será a maçaranduba.
20 ripas 2cm de 15cm X 2,30cm (aparelhadas)
3 peças 4cm de 10 cm X 3 m (aparelhadas)
60 parafusos do tipo abaixo na espessura da broca n° 08 e com 7cm de comprimento, com polca.
Verniz e pincel.












4ª Parte: Montagem: a) coloque as 20 ripas de 15cm lado a lado na vertical tendo o cuidado de não deixar espaço entre elas conforme Fig. 1.


4ª Parte: Montagem: a) coloque as 20 ripas de 15cm lado a lado na vertical tendo o cuidado de não deixar espaço entre elas conforme Fig. 1.
b) sobre as ripas coloque coloque as 2 peças de 10 cm paralelamente na horizontal a uma diatância média de 1,70 m uma da outra conforme Fig 2.




        c) com auxílio da furadeira marque e fure ripa por ripa transpondo também as peças horizontais tendo o cuidado de centralizar bem o furo e após introduzir o parafuso de baixo para cima apertando um a um tendo o cuidado de que a polca fique pro lado de dentro do portão ou seja do para o lado das peças de 10 cm como mostra a Fig 3.


          d) com auxílio do esquadro pegue a terceira peça de 10cm coloque na diagonal sobre o lado interno do portão e meça suas pontas de maneira que encaixe a entre as peça paralelas marcado-a assim e com auxilio da serra tico tico serrea conforme desenho Fig 4.

 e) feito o corte encaixe-a entre a peças paralelas horizontais na diagonal e com auxílio da furadeira proceda conforme o item de letra “c” sendo que o portão ficará conforme o desenho da Fig 5.


     f) pronto agora seu portão está pronto para ser tratato dê umas três demão de verniz ou aplique até que a madeira não chupe mais o verniz, espere secar, pronto o portão está pronto para receber a fechadura e as dobradiças. 
                                                                  

                       FECHADURAS: 
                            
  



DOBRADIÇAS:








A moldura frontal do portão se consegue em qualquer madeireira, é só escolher, colar com cola de madeira, não esquecendo de tratá-las com verniz também. Seu portão está pronto para ser chumbado na coluna.